Macacos dominam vilarejo na china


(Crédito: australscope)
Publicidade
Um vilarejo na China foi dominado por macacos, após uma estratégia para atrair turistas ter saído totalmente do controle. Agora, os moradores do vilarejo de Xianfeng, na província de Sichuan, precisam lidar com a infestação de animais.

Tudo começou em 2003, quando He Youliang, secretário de Turismo de Xianfeng criou um plano para transformar o local em algo mais simpático para os viajantes. Sob a tutela de He, os moradores do vilarejo passaram semanas transportando 73 macacos da espécie rhesus, que moravam nas montanhas próximas. “Nós passamos semanas jogando comida na estrada que leva ao vilarejo e conseguíamos atrair os animais por um ou dois quilômetros, mas eles sempre corriam de volta”, afirma He.




(Crédito: australscope)
Porém, depois que os macacos se instalaram, Xianfeng passou a receber milhares de turistas, promovendo um desenvolvimento do comércio local e levando a criação de uma companhia de ecoturismo, em uma parceria com o empresário Zhou Zhenggui. A empresa turística contratava os moradores para vistoriarem os animais e ver como eles estavam interagindo com os turistas.



(Crédito: australscope)
As coisas começaram a dar errado após a morte de Zhou, em 2014. Sua filha não soube dar continuidade ao trabalho e a administração dos macacos não funcionava mais. Os dinheiro parou de entrar no caixa e, sem receberem, os moradores pararam de vistoriar. A população de primatas passou de 73 para 600, enquanto isso.
Apesar dos locais esperarem que os macacos voltassem para as montanhas, os bichos decidiram permanecer em Xianfeng, destruindo casas, comendo frutas e plantações e atacando turistas desavisados. “Mesmo tendo que viver com vizinhos tão barulhentos, os moradores não pensaram em um modelo de economia local que não envolva o turismo com animais”, afirma uma reportagem da televisão estatal chinesa CCTV.
As autoridades até conseguiram prender metade dos animais, mas, pelo fato da espécie ser protegida, o seu controle é um desafio.
Feed Fique ligado! Assine nosso Feed ou receba os artigos por e-mail!